terça-feira, 12 de agosto de 2008

A história de um vencedor


Michael Fred Phelps II (Baltimore, 30 de Junho de 1985) é um nadador norte-americano possuidor de vários recordes mundiais.

Estreou-se aos 15 anos em Jogos Olímpicos, nas Olímpiadas de Sydney, tendo obtido o quinto lugar na final dos 200m borboleta. Cinco meses após os Jogos, aos 15 anos e 9 meses de idade, bate o recorde desta mesma prova, tornando-se o mais novo nadador de todos os tempos a bater um recorde mundial de natação.

Michael Phelps é reconhecido por seu grande êxito na natação, o que inclui uma extraordinária marca de nove medalhas nas Olimpíadas de Atenas em 2004, sendo seis delas de ouro (100m e 200m borboleta, 200m e 400m estilos, 4x100 estilos e 4x200 livres) e outras duas de bronze (200m livres e 4x100m livres), sendo assim o recorde de maior número de medalhas ganhas em uma única Olimpíada, que pertencia a Alexander Dityatin desde os Jogos de 1980.[1] Seus títulos internacionais, junto com seus vários recordes mundiais, fizeram com que ele fosse chamado o Nadador do Ano por três vezes, em 2003, 2004, e 2006.

O domínio de Phelps é comparável ao de Mark Spitz, que ganhou 7 medalhas de ouro nas Olimpiadas de 1972, recorde mundial.

Em 1 de Abril de 2007, conquistou o sétimo título nos Campeonatos do Mundo, em Melbourne na Austrália, batendo o recorde mundial dos 400 metros, o maior índice técnico do evento. Porém Phelps também quebrou as marcas do 200m livre, 200m medley, 200m borboleta e 4 x 200m livre. Mas o objetivo maior de Michael Phelps é sem dúvida as Olimpíadas de Pequim onde pretende bater a marca de seu compatriota Mark Spitz e conquistar 8 medalhas de ouro. Se conseguir, o feito colocará Phelps em um patamar muito mais elevado do que os outros atletas o transformará no maior atleta da história do esporte.

O nadador tem o seu corpo adptado para os esportes aquáticos. Se uma pessoa dividir a sua altura pelo comprimento da sua cabeça até o seu umbigo o que conseguimos é, normalmente, a medida de 1,618 - Phelps tem o quociente de mais de 1,7. Michael é desproporcional: tem braços excepcionalmente compridos (uma envergadura de 2 metros e um comprimento de 1,92 metros), além de pernas curtas e pés de 29 centímetros.

Michael Phelps é um dos maiores recordistas olímpicos da natação mundial. Ele quer ser o atleta que mais ganhou medalhas em uma olímpiada. Michael Phelps faz a queda de recordes parecer ser fácil.
Quatro minutos, três segundos e 84 centésimos, esse foi o novo recorde mundial que le deu uma das medalhas de ouro em pequim, essa será uma rotina que será muito vista em pequim. Ele já conseguiu 3 medalhas de ouro e fica a cinco medalhas do recorde como o atleta com maior número de medalhas em uma olímpiada.

Nenhum comentário: